"If you can dream it you can do it." -Walt Disney Canal - Instagram - Facebook

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Dicas de Inglês: Curiosidades e vocabulário sobre o sistema educacional americano

Imagem retirada de Wikimedia.

O sistema de ensino dos Estados Unidos é um pouco diferente do brasileiro, porém não é assim tão incomum para nós.

No país 99% da população é alfabetizada, e escolas de qualidade são direito e dever de todos.




Há escolas particulares (private) e públicas (public). As públicas são distribuídas pelo que eles chamam de School Districts (Distritos escolares), e o estudante só pode cursar as escolas da sua cidade. Como a qualidade das escolas é avaliada por notas, muitas famílias procuram morar em casas perto das boas escolas, afinal os melhores bairros têm as melhores escolas (já que boa parte dos impostos pagos vão para as escolas).

As particulares são bastante caras, mas também oferecem bolsas (scolarships). O número de alunos estudando em escolas particulares é bem pequeno, mais ou menos 10% da população.

Porém o foco nos estudos é diferente. Aqui no Brasil nós temos um currículo que deve ser seguido independente da sua futura profissão, e as escolas se preocupam em nos preparar para o Vestibular e o Enem, por exemplo. Nos EUA, o foco é para a vivência do aprendizado, só nos anos finais do High School (equivalene ao nosso Ensino Médio) é que os alunos são preparados para exames e faculdade. Quando o aluno atinge uma certa idade (quando chega ao que consideramos Ensino Médio), ele pode escolher algumas das matérias pelas quais se interessa e pretende se aprofundar. 

Dentre as matérias obrigatórias encontramos Inglês, Matemática, História, Ciências, Economia, uma língua estrangeira (o que depende do estado, e normalmente uma disciplina de saúde que aborda temas como natalidade, sexo, anatomia, nutrição, primeiro socorros, etc. Dentre as eletivas podemos encontrar Informática, Línguas Estrangeiras, Artes, Esportes, Carreiras Técnicas, Junior Reserve (um programa de forças armadas), Auto Escola, Preparatórios, etc.

Esta flexibilidade de currículo também atinge as universidades (university [singular], universities [plural]), nos dois primeiros anos o aluno pode escolher matérias mais gerais e de diversas áreas, a especialização acontece nos últimos dois anos.

O processo de admissão em universidades também é diferente, normalmente a procura pela faculdade começa durante o Middle School, todo o Histórico Escolar do aluno é levado em consideração (notas, matérias cursadas), seu perfil, interesses e ainda atividades feitas fora da escola. Eles preenchem um formulário chamado Commom App, com informações básicas e importantes, anexam cópias de documentos (notas do SAT, histórico escolar, recomendações de professores, declarações de atividades extras) e uma Essay, que é uma redação sobre um dos temas propostos pela universidade ou sobre um tema da sua preferência, todos tem que incluir o futuro aluno) sua opinião, sua recepção, sua influência, suas características, etc. 

No último ano de escola os alunos fazem o SAT (Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test) que é um exame educacional padronizado que serve como critério no ingresso à faculdade, ele inclui dois tipos de provas: o SAT Reasoning Test (de raciocínio, que inclui matemática, leitura e interpretação e redação) e o SAT Subject Test (de matérias, que inclui literatura, matemática, história, ciências e línguas).

Veja agora uma tabela que fiz no Word, ela mostra os anos escolares americanos:



Preschool não é obrigatória, e a maioria das vagas são oferecidas em escolas particulares.

Elementary School é obrigatória e corresponde ao nosso Ensino Fundamental, ela tem mais matérias obrigatórias, já que a ideia é apresentar as opções aos alunos.

Middle School corresponde ao fim do nosso Ensino Fundamental, e ainda tem muitas matérias obrigatórias. A partir desta etapa as notas passam a ser conceitos, de A à F, sendo F reprovado (flunked).

High School corresponde ao Ensino Médio, ele oferece várias matérias eletivas, muitos grupos estudantis e atividades extras. Os alunos são chamados de; 1º ano: Freshman, 2º ano: Sophomore, 3º  ano: Junior e 4º ano: Seniors.

College é o período da faculdade, na qual os cursos costumam ser de 4 anos, e então os dois primeiros podem ser de decisão da área de estudo desejada, e os outros dois de especialização na área escolhida. Os alunos também são chamados de; 1º ano: Freshman, 2º ano: Sophomore, 3º  ano: Junior e 4º ano: Seniors. As universidades particulares são consideradas as melhores, e são muito caras, mas há programas de bolsa (scholarships).

Postgraduate é a nossa pós graduação que pode ser cursada a qualquer momento depois da faculdade.

 Master's é o mestrado, que só pode ser cursado após a faculdade.

 Doctorate é o nosso doutorado que só pode ser cursado depois do mestrado.

Imagem retirada de Gizmodo.

O ano escolar começa no fim do mês de Agosto ou início de Setembro, tem recesso de Natal e Ano Novo, e se encerra entre o fim de Maio e meados de Junho. Os americanos tem mais ou menos 3 meses de férias, de Junho à Agosto. São as famosas férias de verão. O horário é integral, mais ou menos das 8h às 16h, com intervalo para almoço e lanche. Estes ou são oferecidos gratuitamente nas escolas públicas, ou funcionam como um Bandejão do Brasil (neste caso para os alunos de baixa renda há auxílio). As escolas sempre oferecem transporte gratuito, o famosos School Bus, que na verdade só são mesmo amarelos no norte do país, segundo Gizmodo.

As escolas também oferecem muitas viagens e passeios que permitam a prática do que é estudado, competições estudantis e esportivas. As turmas são separadas por níveis sendo CP (college prep. – nível mais baixo), Honors (nível intermediário) e o AP (advanced placement – nível mais avançado).

Nas férias de verão crianças e adolescentes podem cursar a Summer School (funciona como uma recuperação) caso precisem de reforço. Os outros vão para acampamentos (Summer Camp) de diversos temas (estudos, aventura, religiosos, etc), outros passeiam e viajam, ou até mesmo trabalham. Estudantes menores de 14/15 anos fazem tarefas domésticas, vendem coisas, ajudam vizinhos, e os maiores arranjam seus Part-time Jobs (trabalhos de meio período): como cuidar de bebês e crianças (o trabalho é Babysitting e que o faz é chamado de Babysitter); ser garçom em Diners (lanchonetes), Fast Food Restaurants (como McDonald's, Wendy's, Burguer King): ser auxiliar em uma área na qual pretendem trabalhar futuramente, etc.

E aí, o que acharam desse sistema?



Fontes: Viajando em Família, Wikimedia, Gizmodo, Estudar Fora.


Nenhum comentário: